O que é um container e o que você precisa saber sobre essa tendência

Você sabe o que é um container? Provavelmente já deve ter visto algum em filmes, noticiários ou até mesmo em sua cidade sendo utilizado de forma bem irreverente na arquitetura de algum estabelecimento comercial.

Os containers fica em frota por aproximadamente 10 anos e, antigamente, após esse período acabavam ficando entulhados em algum “cemitério” ao redor do mundo. Mas isso tem mudado muito de uns anos para cá, quando a arquitetura começou a aproveitá-los. Essa é uma tendência fortíssima e tem chegado a diversos ramos da decoração.

Ficou interessado? Continue lendo este artigo! Nele, separamos as melhores informações que você precisa saber para se inspirar e usar esses itens no décor.

O que é um container?

Os containers são espécies de caixas fabricadas em materiais como aço e alumínio e possuem extraordinária capacidade de resistência para serem usados diária e regularmente. Foram inventados nos anos 50 e até hoje são indispensáveis no transporte marítimo.

As estruturas são resistentes e comumente utilizadas para a logística de mercadorias a partir de grandes embarcações entre um continente e outro. É a melhor opção para essas situações, já que possuem grande capacidade de armazenamento e o frete marítimo não é tão caro.

Qual a origem do uso doméstico dos containers?

As primeiras notícias do uso doméstico dos containers foram quando  foram usados para abrigar civis vítimas de desastres naturais. Terremotos, chuvas e ciclones costumam deixam inúmeros desabrigados mundo afora. Assim, os containers foram a solução encontrada para auxiliar essas pessoas em momentos de necessidade, uma vez que sua adaptação e montagem é extremamente rápida.

Mas o container ultrapassou a barreira do uso provisório e hoje é utilizado no ambiente doméstico de forma fixa e criativa, inclusive se transformando em moradias super modernas.

Quais são os tipos de containers?

Os containers são fabricados a partir de um padrão, o que faz com que eles tenham o mesmo formato de um retângulo. Isso acontece para que eles possam ser facilmente organizados e encaixados dentro dos navios.

Existem dois tipos de containers que podem ser utilizados na construção de casas, escritórios, estúdios e abrigos. Saiba um pouco sobre eles lendo abaixo:

Container marítimo comum – “Dry”

Este é o modelo utilizado nos transportes marítimos e é fabricado em aço, o que o torna bastante resistente à corrosão. Para adquiri-lo é necessário desembolsar um valor mais baixo que o do container reefer.

Em contrapartida, ele não é fabricado com isolamento térmico e acústico. Isso faz com que seja necessário fazer algumas adaptações para que possa ser usado na construção.

Container Isótermico – “Refeer”

Também conhecido como container refrigerado, é aquele utilizado no transporte de cargas congeladas, como carnes e embutidos. Seu custo é mais alto que do container comum por possuir isolamento, tanto acústico como térmico. Dessa maneira, ele precisará passar por menos adaptações do que o “dry”.

Como eles têm sido utilizados na arquitetura moderna?

Com algumas modificações você pode ter a sua casa ou escritório de forma bem rápida e com quase nenhum acúmulo de entulhos, que é o pesadelo de toda obra.

Se você optar por utilizar o container comum será necessário investir em um isolamento térmico, pois objetos de metal tendem a absorver a temperatura do ambiente, que pode ser muito fria ou muito quente. Ao contrário, se você optar pelo refrigerado essa modificação, não será necessária.

Em alguns casos são necessários recortes laterais ou outro tipo de corte para o acabamento. Há também o processo de colocação de janelas, instalações de eletricidade, de água e também de esgoto.

Em outras hipóteses há a necessidade de soldagens, bem como o próprio processo de isolamento térmico e acústico e acabamento do interior, que poderá ser em madeira, gesso, steel frame, entre outros.

Se você quiser modificar o aspecto externo do container que será utilizado na sua construção, há algumas opções como usar tintas à base de água ou um teto verde para ajudar a controlar a temperatura. Os painéis para energia solar e isolamentos utilizando politereftalato de etileno (PET) também são ótimas opções sustentáveis para a reforma.

É importante se lembrar da importância de consultar um arquiteto e um engenheiro quando for fazer as modificações, que podem acabar comprometendo a estrutura do container deixando-o instável se não forem calculadas.

Quais são as vantagens da sua utilização?

Optar pela utilização de um container na sua construção traz diversas vantagens, como a diminuição no uso de alvenaria, que consequentemente vai reduzir a quantidade de entulho. Além disso, temos uma obra que terminará muito mais rápido e economizará recursos naturais. Afinal, trata-se da reutilização de materiais que seriam descartados no ambiente de forma irresponsável.

O baixo custo aliado à durabilidade também são atrativos, já que este projeto é até 30% mais barato que o tradicional e o container possui uma vida útil bem extensa. A sua casa também resistirá bravamente às intempéries da natureza, como chuvas e ventos. Além do mais, o resultado é uma residência forte, uma vez que a utilização original desses objetos é para algo que demanda muito mais resistência que uma moradia.

Outra vantagem da utilização de containers na sua construção é que, na maioria das vezes, não será necessário investir em fundação e terraplanagem do terreno, havendo a diminuição significativa do tempo e do custo da obra.

Não podemos nos esquecer de que essa solução possui uma excelente flexibilidade que a construção tradicional não tem, podendo ser desmontada e remontada em outro terreno dependendo da necessidade do morador.

Viu como é bom saber sobre as novas opções sustentáveis que  têm surgido no mercado? Agora que você já sabe o que é um container, que tal investir nesse super tendência e além de tudo ajudar a natureza?

Mas não se esqueça de contratar mão de obra qualificada para a modificação dos containers durante a construção. Os arquitetos e engenheiros também são imprescindíveis nessa empreitada inovadora para calcularem onde e como as alterações da estrutura poderão ser feitas. Não se arrisque, pois o barato pode sair caro!

E aí? Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro desse e de outros assuntos interessantes!

About the Author

By admin / Administrator, bbp_keymaster

Follow admin
on out 15, 2018

No Comments

Leave a Reply

WhatsApp WhatsApp